sábado, 15 de fevereiro de 2014

Coisas boas que estão a ser esquecidas...

Desde pequena sempre gostei de observar as pessoas, a maneira de elas lidarem com situações,como reagem, mesmo o próprio andar na rua, a maneira como interagem com outros, talvez por ver demais haja certas coisas que me incomodam e que se eu pudesse mudava na hora. Um bom exemplo é o velho paradigma pobre/rico, ainda está muito integrado na sociedade o pensamento de que uma pessoa com mais dinheiro tenha mais educação do que outra, quando muitas vezes é exactamente o oposto! A educação é feita principalmente pelos pais, familiares, mas também pela sociedade em que vivemos e de como vamos assimilando as coisas à nossa volta.
Eu como empregada de mesa já assisti a muita coisa! No primeiro restaurante onde trabalhei servi muitas vezes uma sem-abrigo, a senhora tinha um cheiro "persistente", mas nada que não se aguenta-se, no entanto, eu preferia  servir essa senhora do que muitos outros clientes que lá iam e só por uma razão: ela era super educada, nunca armou problemas e só queria estar sossegada! Um dia quando já não trabalhava nesse restaurante, essa senhora estava na fila do supermecado a minha frente, e a situação que se seguiu aborreceu-me profundamente, a senhora tinha acabado de pagar as suas compras e pediu com toda a EDUCAÇÃO mais um saco para reforçar o outro, no que a empregada de caixa lhe responde que não pode dar sacos à vontade, mas lá lhe acabou por dar o saco contrariada e com cara de quem se acha superior. Isto irritou-me porque nos supermecados onde não se pagam sacos normalmente os empregados acabam por pôr 2/3 coisas por saco, às vezes mais, mas raro, e este era um desses sitios. A empregada lá se virou para me atender já com cara de toda simpática, mas eu nem um sorriso lhe consegui dar, paguei e sai dali com uma raiva, que só me apetecia ter feito queixa dela, se fosse hoje talvez tivesse feito.

Outra situação é o facto de muitas vezes as pessoas irem jantar fora e não haver conversa, não haver interação uns com os outros, isso para mim não é normal, sendo eu uma pessoa que gosta de ir comer a um bom restaurante ou até a um restaurante de fast food, seja com familia ou amigos, vou para apreciar a refeição e para socializar, conversar, divertir-me, passar um bom bocado. Ora com este meu pensamento, imaginem o que é ver, imaginemos, uma famila, pai,mãe e um filho ou dois( muitas vezes ainda bebés), numa mesa a espera para jantar e os filhos estão entretidos com ipod's, telemóveis, pc portáteis, etc, e os pais nem falarem um com o outro, não há diálogo entre eles, não há nada, quando era suposto ser um momento em familia!Até mesmo casais, um em frente ao outro, e não interagem!! Estamos num mundo em que daqui a pouco as pessoas só se falam através de telémoveis e coisas assim, exagerado? Sim, é exagerado, mas não quer dizer que não aconteça!

Sem comentários:

Enviar um comentário